Santa Casa reduz casos de IRAS na UTI NEO

Notícia publicada em 23 de janeiro de 2017

Adesão às boas práticas assistenciais e aumento de utilização de álcool em gel leva equipe da Neonatologia da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes  a reduzir para 4,8% infecções no Setor de UTI Neonatal do Hospital. Uma comemoração foi realizada com toda a equipe nos dias 19 e 20 de janeiro no próprio setor de trabalho para que as coordenadoras Sandra A. da Silva Soares, Enf. Coordenadora da UTI Neonatal e Enf. Simone Ruiz coordenadora do Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) apresentassem as taxas de IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, e o aumento na utilização do álcool em gel  além de  incentivar a equipe multidisciplinar que participou deste processo. A ideia foi mostrar a todos que fazem parte desta grande equipe e são os grandes responsáveis  para redução das taxas de IRAS  dentro do Setor e também comemorar todos juntos a conquista.

Em dois dias de comemorações estiveram presentes o provedor Sr. Austelino Pinheiro de Mattos, o diretor técnico dr. Ricardo Bastos, sr. Moacir Teixeira, diretor administrativo, médicos, coordenadores do setor, além da equipe do SCIH, Neonatologia, Enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem, higienização, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e toda equipe do Setor de UTI Neo.

O secretário municipal de saúde, Marcelo Delascio Cusatis também esteve presente e  parabenizou toda a equipe da Santa Casa pela conquista. Já o vereador Francisco Moacir  Bezerra  fez questão de frisar o empenho, dedicação e esforço de toda a equipe. “é um orgulho fazer parte desta equipe da Santa Casa de Mogi”.

Com uma média anual de IRAS de 14,15%, o Setor chegou a ter um pico de 33,3% em Junho devido a aumento de ocupação e redução da utilização do álcool em gel. Mas, graças a diversos treinamentos, ações internas, dinâmicas, capacitação e principalmente envolvimento de toda a equipe fechamos o ano de 2016 com a boa notícia da taxa de 4,8% em dezembro.

De acordo com coordenadora do SCIH, Enfermeira Simone Ruiz, foram várias ações tomadas que resultaram nesta melhora.  “Um fato a ser associado a essa diminuição foi que observamos, nestes meses, um maior consumo de álcool gel correlacionado com uma menor taxa de IRAS.” .

Já a Enfermeira Sandra A. da Silva Soares coordenadora do  Setor da UTI Neonatal frisou  o empenho em trazer treinamentos, dinâmicas e principalmente em conscientizar que todos da equipe precisavam aderir às boas práticas. “Foi  um trabalho em equipe, onde todos se empenharam para conseguir. Os resultados foram excelentes, estão todos de parabéns e juntos somos mais fortes”, disse.