Suspensão de Atendimento da Maternidade

A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes comunica e informa a todos os serviços de saúde de Mogi das Cruzes e região e a população sobre a necessidade da suspensão do atendimento da maternidade a partir de hoje, dia 08/01/2020. A orientação é que todas as gestantes de baixo e alto risco procurem os outros serviços referenciados na região. Apenas os casos de urgências e emergências obstétricas que chegarem ao Hospital serão atendidos.

Esta decisão foi tomada pela direção do Hospital, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, após o agravamento do quadro de superlotação em nossas unidades de Maternidade e Setor de UTI Neonatal (ocorrido nestes últimos dias) e a constatação de que o serviço encontra-se com sua capacidade ocupacional, física e operacional esgotadas.

Hoje, estamos com 39 bebês no Setor Neonatal, destes 19 em UTI (número de leitos 10) 20 nos setores intermediários (número de 15 leitos) para uma capacidade total de 25 leitos. Já na Maternidade estamos com 59 gestantes para uma capacidade de 38 leitos.

A medida de suspensão do atendimento total tem como objetivo garantir a segurança e integridade dos bebês e gestantes que estão internados nestas unidades, visando evitar danos irreparáveis aos pacientes.

Qualquer aumento de demanda ocasiona a geração de um plano de contingência que contemple todas as necessidades daquele momento.

Nosso plano de contingência inclui:

. Notificação das autoridades responsáveis como Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, Samu e Cross;

. Adequação de equipamentos e equipe médica, de enfermagem e multiprofissional que possam fazer frente às necessidades do momento;

. Solicitação de transferência de casos de alto risco para o Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde);

. Instalação de medidas de apoio do serviço de Controle de Infecção Hospitalar para atuação preventiva evitando qualquer complicação decorrente do aumento da demanda;

. Implantação de leitos extras de UTI Neonatal (reserva técnica).

A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes realiza em média, 450 partos por mês, e um atendimento de aproximadamente 2 mil gestantes. Possui 9 leitos de UTI Neonatal, 1 de isolamento, 15 de Cuidados Intermediários (25 leitos) e 38 leitos operacionais para gestantes em sua Maternidade.

Reforçamos ainda que a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes tem como missão promover assistência em saúde humanizada baseada na segurança e excelência. Valorizando as pessoas o aprimoramento técnico e tendo como valores a ética, a transparência e a valorização da vida e da saúde.

Certos de contarmos com a compreensão de todos, a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, ressalta que está sempre à disposição da população da região de Mogi das Cruzes e Alto Tietê.

A direção