Santas Casas da região se unem

Notícia publicada em 21 de outubro de 2014

IMG_145326/09/2014 – Mogi News

Maria Máximo

Da Redação

As Santas Casas de Misericórdia de Mogi das Cruzes e Santa Isabel participaram ontem do Ato de Mobilização Nacional das Santas Casas, Hospitais e Entidades Beneficentes, que reivindica por reajuste na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato suspendeu todos os procedimentos eletivos não urgentes.
Esta ação conta com a participação das mais de 2,1 mil instituições filantrópicas de todo o País e surgiu após a reunião de representantes do setor no último congresso da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), promovido em Brasília no mês de agosto. A decisão foi tomada após a manifestação dos participantes do congresso em frente ao Palácio do Planalto, pedindo mais recursos ao governo. Uma comissão formada por presidentes de federações entregou um documento contendo os pedidos do setor, que deve ser encaminhado à presidente Dilma Rousseff (PT).

O movimento tem como objetivo conscientizar a todos sobre o insuficiente recurso para custeio e o crescente endividamento das instituições devido ao subfinanciamento do SUS e o déficit decorrente.
Nomeado de “Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos”, o ato bloqueou todos os procedimentos eletivos (não urgentes), como forma de protesto e sensibilização pública em nível nacional. Foram realizados apenas os atendimentos de urgência e emergência.

“A população não será prejudicada. Todas as agendas eletivas foram antecipadas e remanejadas, sem prejuízos para os pacientes”, disse o provedor da Santa Casa de Mogi, Mário José Calderaro. O responsável pela unidade ainda explicou que o objetivo da instituição é apoiar o movimento, pois o hospital local também encontra dificuldades.

Link da Matéria http://www.moginews.com.br/materia/178365/santas-casas-da-regiao-se-unem.aspx