Santa Casa comemora 144 anos de fundação

Notícia publicada em 7 de julho de 2017

A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes comemorou, ontem, 06 de julho,  seus 144 aos de fundação com um culto ecumênico realizado na capela da Instituição e um bolo servido aos colaboradores e convidados.

Provedoria, direção, membros da mesa e convidados participaram do culto ecumênico e depois cantaram parabéns para a Instituição que há 144 anos presta serviços em saúde para a população de Mogi das Cruzes e do Alto Tietê.

O músico Barbosa esteve das 14h00 às 15h00 tocando músicas no hall de entrada da recepção central do Hospital em homenagem à data.

No mês que festeja seu 144º aniversário, a Instituição mais antiga da cidade  tem motivos para comemorar. Responsável por aproximadamente 450 partos por mês e 96% dos atendimentos voltados para o SUS exerce a filantropia de forma responsável e humanitária na região do Alto Tietê.

Com novas ações voltadas para a humanização do atendimento e difusão de uma nova cultura de humanização dentro da Instituição através da melhoria do atendimento prestado aos pacientes, especialmente os provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que corresponde a 96 % do total de atendimentos feitos pelo Hospital, a Santa Casa tem buscado melhorias, apesar da crise pela qual passa a Saúde em nosso País. Entre as principais ações está o projeto de ampliação de sua maternidade já em estudo, a reforma do Pronto Socorro e de outras áreas físicas, reformulação de seu Site proporcionando à população uma consulta de dados mais rápida e transparente; a elevação dos índices de satisfação dos usuários e o fortalecimento da imagem da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes junto à comunidade.

Santa Casa – História

A fundação da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das cruzes ocorreu por iniciativa do vigário da cidade, padre Antônio Cândido Alvarenga, que reuniu representantes da comunidade mogiana em sua casa para criar uma sociedade cujo fim seria o de acudir os menos favorecidos. No dia 06 de julho de 1873, cerca de 130 pessoas participaram deste encontro que culminou com a idealização do Asylo da Sociedade Mogyana de Beneficência, primeira denominação da entidade.  O primeiro artigo do Estatuto dizia que a sociedade praticaria a caridade cristã, especialmente aplicada à visita e ao curativo da pobreza enferma. Naquela época, os serviços eram feitos procurando-se os doentes carentes nos próprios bairros.

A primeira diretoria foi composta pelos seguintes membros: Presidente, Padre Antônio Cândido Alvarenga; vice-presidente, Joaquim Augusto Ferreira  Alves; Primeiro-secretário, Tenente-coronel Joaquim de Campos Freitas; Tesoureiro, Tenente-coronel Antônio Mendes da Costa; Procurador, José de Almeida Grant e, Ajudante, Capitão Tristão Augusto de Oliveira. Os primeiros médicos foram: Dr. Paulo Malheiro de Melo, Dr. Rodrigo Gomes Vieira de Almeida e Dr. Salvador José Corrêa Coelho.

Em 6 de novembro de 1881, foi inaugurada a primeira sede do Asylo da Sociedade Mogyana de Beneficência. O primeiro imóvel era alugado e ficava no largo do Bom Jesus, nº 1. Em 31 de julho de 1899, a sede passou a ser na rua Olegário Paiva, onde hoje fica a Delegacia de Ensino de Mogi das Cruzes. Mais tarde, em setembro de 1956, inaugura-se definitivamente, na rua Barão de Jaceguai, nº 1148, a atual sede.