Referência em Maternidade e Gestação de Alto Risco para a região do Alto Tietê,
a Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes está preparada para
receber gestantes de alto risco de toda a região do Alto Tietê.
Saiba Mais

O espaço

Referência em Maternidade e Gestação de Alto Risco para a região do Alto Tietê, a Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes está preparada para receber gestantes de alto risco de toda a região do Alto Tietê.

Aqui todas as etapas do trabalho de parto são acompanhadas por enfermeiras obstétras junto às parturientes e por equipe médica especializada. Nosso Pronto Socorro atende 24 horas as urgências obstétricas em uma sala exclusiva para as gestantes. Integramos a Rede Cegonha do Estado oferecendo acompanhamento desde o pré-parto até todas as fases do nascimento.

A Maternidade conta com equipes de médicos, enfermeiras obstetras, anestesistas, pediatra e médicos neonatologistas para atuar sempre que necessário. Nosso Hospital incentiva a permanência do bebê junto com a mãe nas 24 horas por dia, desde seu nascimento, no setor de Alojamento Conjunto.

Todo bebê que nasce na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes conta com a realização dos Exames do Pezinho, da Orelhinha e do Coraçãozinho. Além de receber as primeiras vacinas: Hepatite B e BCG. Também são realizados exames de tipagem sanguínea, BD e HIV.

Oferecemos também o serviço gratuito de Registro de Nascimento dentro do próprio Hospital. Todas as mamães recebem um manual com orientações sobre técnicas de banho, amamentação e cuidados com o bebê recém nascido.

Centro Obstétrico

O Centro Obstétrico da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes está preparado para realização de partos normais, cesarianas e cirurgias de alto risco, tudo seguindo rigorosos padrões de controle, segurança e qualidade.

Todas as etapas do trabalho de parto são acompanhadas por Enfermeiras Obstetras exclusivas. Após o parto, as mães são encaminhadas para a Sala de Recuperação Anestésica e após sua recuperação são acomodadas em quartos do alojamento conjunto, onde o bebê pode ficar até 24 horas por dia. Também dispomos de berços aquecidos dentro das Salas de Partos, que acomodam os bebês, para um melhor acolhimento a gestante e bebê, dentro do conceito de Humanização de Parto preconizado pelo Ministério da Saúde.

Os ambientes contam com focos cirúrgicos com tecnologia em Led, que proporcionam alta definição de imagens e ótico campo visual ao cirurgião, sem a presença de sombras. Além de possuirmos uma equipe de médicos, anestesistas e de enfermagem altamente qualificada e especializada.

Estrutura Física

3 salas de
cirugias

Salas de
recuperação
anestésica

Área de
recepção
do paciente

Vestiários

Sala de
Assistência
Técnica

26 leitos no
Alojamento
Conjunto

6 leitos no setor de Pré Parto com Box individualizado

12 leitos de tratamentos obstétricos

Equipe de Anestesia

Equipe de Cirurgia

Equipe de Enfermagem

Enfermeiras Obstetras

Pediatra

Médicos Neonatologistas

Homenagem

O Setor Materno Infantil da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, que compreende a Maternidade, o Berçario, o Alojamento Conjunto e todo o setor de Unidade Neonatal do Hospital leva o nome da mogiana Valentina Mello Freire Borenstein, conhecida como Dona Loloya. Uma placa com seu nome fica na entrada do Setor.

Valentina Mello Freire Borenstein, Dona Loloya

Valentina Mello Freire Borenstein, a Dona Loloya, nasceu em Mogi das Cruzes, em 15 de dezembro de 1903. Filha do Capitão Joaquim de Mello Freire (Quinzinho) e de Dona Francisca de Campos Mello Freire, Valentina casou-se com Hélio Borenstein, com quem teve os filhos Henrique e Marcos. Faleceu em 28 de julho de 1994 e sempre foi reconhecida na cidade por sua importante contribuição as atividades assistenciais e filantrópicas, como voluntária e apoiadora financeira.

Ao lado de Hélio Borenstein, Dona Loloya desenvolveu seu espírito empreendedor e teve participação ativa no desenvolvimento imobiliário da Mogi nos anos de 1930 a 1950. Naquela ocasião, o casal, pioneiramente, adquiriu um terreno pantanoso ao lado do Rio Negro, na atual Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, para construir sua casa. Nas proximidades, ergueu ainda a Vila Hélio, primeiro conjunto de casas, sobrados e estabelecimentos comerciais em Mogi. Hoje, a região no entorno da avenida é a principal referencia financeira da cidade, reunindo diversas agencias bancárias e lojas.

Integrante da tradicional família Mello Freire, Dona Loloya foi educada para as atividades do lar, como esposa, dona de casa e mãe. Além disso, sempre manteve uma importante participação nos negócios da família, primeiramente com o marido, que faleceu em 1964, e depois ao lado dos filhos, por mais 30 anos.

Na juventude, durante muitos anos, dirigiu uma pequena empresa que fornecia emprego a 20 bordadeiras. Ao longo de sua vida, colaborou ativamente com a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, por meio da antiga Liga Humanitária, além de contribuir financeiramente ou como voluntária nos trabalhos da Catedral de Sant’Anna, da Maternidade Mãe Pobre, do Instituto Pró+Vida São Sebastião fundado pelo Padre Alfredo Morlini (Padre Vicente), além das várias entidades assistenciais da cidade.

Recuperação Pós Anestésica

A Sala de Recuperação Anestésica é uma área destinada à permanência do paciente após o término do ato anestésico-cirúrgico onde ele fica sob os cuidados permanentes das equipes de enfermagem e de anestesistas. Ela oferece suporte ao paciente nesta fase de recuperação até que seus reflexos estejam presentes, sinais vitais voltem e seja recuperada a consciência. Após receber alta anestésica, o paciente volta a sua clínica de origem.

Primeiros Cuidados

Assim que nasce, o bebê é prontamente atendido pelo pediatra e após os primeiros cuidados, é encaminhado para o berçário admissional em um ambiente aquecido, onde são realizados os primeiros cuidados para as primeiras horas de vida. São realizados novos exames físicos, e aplicada as vacinas gratuitas de Hepatite B e BCG e os Testes do Pezinho, da Orelhinha, do Coraçãozinho. Também são realizados testes de Tipagem Sanguínea BD e HIV gratuitamente pelo Hospital. Depois o bebê devidamente identificado é levado por uma enfermeira altamente qualificada para o quarto junto de sua mãe.

Na Alta médica

No momento da alta, a mãe recebe todas as orientações necessárias e um cartão de liberação de sua saída. A enfermagem confere os dados da mãe e do bebê ainda no quarto e os acompanha até a recepção central, onde um funcionário da segurança também confere as pulseiras de identificação da mãe e do bebê.

UTI Neonatal

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes é referência em atendimento do recém-nascido de alto risco ou que necessite de cuidados especiais para toda a região do Alto Tietê. Com infraestrutura e equipamentos de última geração, a UTI Neonatal conta com uma equipe multiprofissional altamente qualificada e capacitada para atender prematuros de forma profissional e humanizada.

Localizada no 3º andar do Hospital, a nossa UTI Neonatal conta com 9 leitos e está preparada para oferecer toda assistência necessária a estes pequenos pacientes durante sua permanência no Hospital. Uma equipe multiprofissional, formada por médicos neonatologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, pediatras e enfermeiras neonatologistas, acompanham e avaliam diariamente o paciente propiciando um ambiente seguro para o tratamento e recuperação do recém-nascido.

Totalmente reformulada em sua estrutura física já que passou por ampla reforma no ano de 2010 se tornou referência em atendimento em Mogi das Cruzes e região.

A unidade estimula o Método Mãe Canguru que permite e recomenda a presença constante da mãe durante a estada da criança na Unidade Neonatal por acreditar que o calor, amor e amamentação, através do contato pele a pele entre mãe e filho, além de estabelecer laços de afeto e segurança possibilita uma recuperação mais rápida e favorece o desenvolvimento neuropsicomotor e o ganho de peso dos recém-nascidos.

Na UTI Neonatal possui também uma sala de coleta de leite humano onde as mães podem tirar o leite e armazená-lo para que os bebês prematuros recebam o leite materno independente da sua idade gestacional e do peso.

Além disto, nossa equipe de enfermagem oferece todo apoio e orientação necessários para que a amamentação seja um momento tranqüilo, feliz e de sucesso.

A UTI Neonatal

  • 9 leitos de UTI Neo
  • 1 leito de isolamento Interno
  • 18 leitos distribuídos entre Cuidados Intermediários I e II e Berçário Externo
  • Vestiários
  • Sala de Coleta de Leite Materno
  • Sala de Higienização de Equipamentos
  • Sala de Equipamentos Extras

Equipes que atuam na UTI Neonatal:

  • Equipe de Enfermagem (com enfermeiras neonatologistas)
  • Equipe Médica (Pediatras e Neonatologistas)
  • Fisioterapeutas
  • Fonoaudiólogos

Pacotes Parto

A Santa Casa de Misericórdia oferece pacotes especiais para que você tenha tranquilidade segurança e comodidade neste momento tão especial que é a chegada do seu bebê. Verifique as condições e venha conversar conosco.

Pacotes Gestante

  • Acomodações em Apartamento

  • Equipe de neonatologistas

  • Equipe de anestesia

  • Teste do Pezinho e da Orelhinha

  • Vacinas

  • Horário de visitas estendido

Orientações Gerais

Os pacotes para cirurgias deverão ser fechados com antecedência de 15 dias.

Todos os pacotes necessitam da apresentação de carta do médico com a descrição da cirurgia ou procedimento a ser realizado.

Os pacientes deverão comparecer ao hospital com 15 dias de antecedência com todos os documentos pessoais para confecção do contrato, reserva do quarto e assinatura prévia.

O médico solicitante deverá ser cadastrado no corpo clínico do hospital.

Nos pacotes de parto ou cirurgia geral, os valores referentes aos serviços dos médicos deverão ser pagos diretamente aos mesmos.

Informações pelo telefone 4728.4700 ramal 4742, pelo email recepcao@scmmc.com.br ou pessoalmente de segunda a sexta das 8h às 16h na sala 6 do Ambulatório de Especialidades